Powered By Blogger

sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ AÑO NUEVO!!!!!

Na quinta feira, conforme ja havia falado, nos fomos para a regiao boemia da cidade de Santiago, a Belavista. Essa regiao, muito semelhante a Vila Madalena de Sao Paulo, é cheia de bares e restaurantes. Escolhemos um bar, e experimentamos o pisco. O pisco é um aguardente de uva, eu nao gostei. Depois de algumas horas fomos bailar em uma casa noturna da regiao, nada mal.
Brasileiros, dinamarqueses e inglesa.
                 No dia seguinte acordamos, pelo menos eu, bem cedo. A ideia era alugar um carro para 6 pessoas para irmos a cidade litoranea de Valparaiso para ver os fogos. Os chilenos dizem de boca cheia que é a maior queima de fogos de artificio da America Latina. Acho que exageraram um pouco ao afirmar isso, mas de qualquer jeito foi muito bonito.

Imaginei que nao iriamos conseguir alugar um carro para ir a Valparaiso, pois alem de ser final de ano, estava muito em cima da hora. Depois de ligar para algumas locadoras sem obter sucesso, na ultima tentativa achamos uma com um carro disponivel, aceitamos sem pestanejar.

Alugamos uma caminhonete Nissan, nada de luxo, mas o suficiente para irmos a Valparaiso. O conforto nao foi grande, em razao do numero de pessoas, estavamos em 6. Alem disso, a viagem é longa nessa epoca do ano, demoramos cerca de 3 horas para percorrer um trecho que poderia ser feito sem transito em 1 hora.

Ja em Valparaiso, fomos ao bar muito antigo, datado de 1900, para comer alguma coisa, pois ja estavamos famintos. O bar, situado na regiao portuaria da cidade, chamava La Playa. Recomendo para visitar, a comida ficou a desejar.

Em relacao a Valparaiso, esta é uma cidade portuária com casas coloridas e rodeada por 45 cerros (morros), cada um com sua visão particular do Oceano Pacífico. Assim é Valparaíso, patrimônio cultural da humanidade - velho título da Unesco para cidades charmosas e com história nas fachadas de suas casas. Seus elevadores centenários, que facilitam a subida em alguns desses morros, suas construções antigas e o espírito alegre e boêmio de seu povo encantam qualquer turista. Suas ruas, estreitas e cheias de beleza, são um convite para andar sem preocupação, sempre com uma câmera em punho para registrar o colorido da cidade.
Elevador
Elevador subindo o cerro
Calle do centro historico
              Depois do lanche da tarde, saimos para visitar a cidade e para escolher um ponto bom para assistir as queimas de fogos. Conversando com os moradores locais para saber um lugar estrategico para ver os fogos , a resposta foi unanime em relacao a um determinado cerro, o qual eu nao me recordo o nome.

Anoitecendo fomos para o estacionamento para pegar os comes e bebes e para se trocar. Todos prontos, seguimos para o tal cerro.

Chegamos no cerro por volta das 22:00. Os melhores lugares ja haviam sido preenchidos, mas demos um jeitinho. Enquanto aguardavamos a virada de ano, socializamos com os grupos que estavam ao nosso redor.

A queima de fogos, embora tenho minhas duvidas como sendo a maior da America Latina, foi muito bonita, valeu a pena ter se espremido por 3 horas na caminhonete.
             Depois da queima descemos o morro e ficamos ate umas 3:30 na praca central comemorando a chegada do novo ano. Antes de enfrentar a estrada, comemos algo.

A paquera que a Marcella arrumou........
                 A volta a Santiago foi tranquila, chegamos sem qualquer problema. As 5:30 ja estavamos indo dormir.

Hoje a cidade, como qualquer outra no mundo, estava morta. Tiramos o dia para descansar, talvez mais tarde vamos jantar em um restaurante japones. Amanha a noite seguimos viagem para Pucon.

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS, que 2011 seja um ano ainda melhor!